segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Futebol de botão - Clássicos: Academias do Palmeiras

Salve!

Hoje é dia de atender a mais um pedido, agora o do amigo Marcus Zuccato, com a Academia do Palmeiras. Bem, quando ele me falou que queria este time, me veio logo à cabeça o esquadrão bi-campeão brasileiro em 1972-73 e campeão paulista em 1972 e 1974. Timaço com Leão, Ademir da Guia, Leivinha, Luís Pereira e que deixou saudades por duas décadas.



Entretanto, quando fui pesquisar sobre o assunto, acabei encontrando fontes que se reportavam ao time da segunda metade dos anos 60 como a primeira Academia palmeirense. E, de fato, fazia jus ao "título". Além de Ademir da Guia, mais novo, contava com dois "Djalmas" fenomenais: o lateral-direito Djalma Santos e o zagueiro Djalma Dias. A base deste time, além de encarar de igual para igual o Santos de Pelé, foi campeão do Rio-São Paulo de 1965, do Paulista de 1966 e do Roberto Gomes Pedrosa e da Taça Brasil, ambos em 1967.

Pra reforçar, ainda foi o primeiro clube que vestiu a camisa da Seleção Brasileira para representar nosso país. Tal fato aconteceu em 7 de Setembro de 1965, na inauguração do Mineirão, e o Brasil (Palmeiras) venceu o Uruguai por 3 a 0.



Bem, mas vamos ao que interessa. Com vocês, as duas academias do Palmeiras: a dos anos 60 e a dos anos 70.


Time completo - anos 60                      Time completo - anos 70


JOGO COMPLETO:
Na verdade, não encontrei nenhuma gravação de jogos completos desta época. O que consegui no blog do Gaius foi um compacto de um jogo contra o Corinthians em 1971, onde já era possível ver em campo alguns dos jogadores que formaram o time dos anos seguintes.

Palmeiras x Corinthians - Campeonato Paulista 1971 (compacto)

2 comentários:

Henrique disse...

ademir da guia, o maestro, atualmente temos um jogador com uma caracteristica semelhante, o paulo henrique ganso, que ta jogando muuuito
acho que esta quase na hora de colocar o time atual do santos aqui no blog tbem....adoro esse blog, baixo varios jogos completos que nao encontro em lugar nenhum e estou sentindo falta do jogo entre brasil e italia em 82 quando paolo rossi destruiu o sonho do brasil de ser campeao aquele ano.o blog ta de parabens, e gostaria de saber onde vc encontra tantos jogos completos?
mto obrigado, abracos

Henrique disse...

link 2 esta corrompido!!!!!