domingo, 31 de janeiro de 2010

Futebol de botão - Clássicos: Argentina e Perú 1978

Salve a todos!

De volta após um período de descanso, mas sem deixar de pensar na nossa arte, hoje retomamos nossa empreitada com o primeiro pedido do ano. E para os autores dos pedidos posteriores, um aviso: TODOS já estão "no forno" e aos poucos serão disponibilizados. Além disso, meus projetos pessoais vão se intercalando nas próximas publicações. Por exemplo, já estão em andamento também, dentre outros, o Ajax de Cruijff dos anos 70, o Bayern de Beckenbauer da mesma época e a Juventus de Platini dos anos 80. Além disto, por ser ano de Copa do Mundo, tenho em mente criar as seleções campeãs do mundo desde 1930 e que ainda não foram publicadas. Ou seja, é muito trabalho que vem pela frente! Mas voltemos ao que interessa...

A Copa de 78 na Argentina foi circundada de muita polêmica. Desde os aspectos políticos locais até a própria Copa em si, o evento contou com pelo menos um jogo polêmico, por sinal, um dos mais controversos da história das Copas: Argentina e Perú, pela 2ª fase do Mundial. O time albiceleste precisava vencer por mais de 3 gols de diferença e, segundo o que se diz, os argentinos contaram com alguma "ajuda" extra para fazer 6 a 0 no time peruano (que ironicamente tinha um goleiro platino).

Para nós, restou o título de campeões morais, pelo fair play e por terminarmos na 3ª posição de forma invicta. Além da batalha de Rosário contra os anfitriões, fica na lembrança também o golaço de Nelinho contra a Itália da disputa pelo 3º lugar (vitória mais que vingada 4 anos mais tarde...).

 

Os peruanos, que  fizeram uma boa 1ª fase, perderam todos os jogos seguintes e deixaram a Copa estigmatizados pelo ato vergonhoso de entregar o resultado aos argentinos.


Portanto, para atender ao primeiro pedido do amigo Márcio, com vocês a Argentina e o Perú da Copa de 1978, com Cubillas, Chumpitaz, Kempes, Ardiles, Fillol e cia.

 
Time completo - Argentina                     Time completo - Perú 

JOGO COMPLETO
Argentina x Perú - Copa do Mundo 1978 (2ª fase)

Nenhum comentário: