sábado, 21 de agosto de 2010

Futebol de botão - Clássicos: Internazionale 64-65

Salve!

Vamos a mais uma publicação para o torneio da comunidade Futebol de Botão. Só para informar, a última criação (Vasco 2000) obteve média 8,5 dos jurados e agora ocupo a vice-lanterna rsrs. Mas nada de desânimo! O que importa é a diversão. E me diverti muito (como sempre) para criar as artes que trago hoje.

Trata-se da Inter de Milão das temporadas 64-65, que começou a implantar um estilo de jogar que é considerados por muitos como a "morte" do futebol: o catenaccio. Particularmente, como saudosista e apreciador do futebol-arte, não me identifico com este estilo de jogo, mas reconheço seu valor.

O catenaccio é um esquema de jogo defensivista que tinha como proposta a utilização de uma linha de zagueiros fixa e mais recuada e que visava apenas os contra-ataques (qualquer semelhança dunguesca não é mera coincidência...). Vejam como eles jogavam:

(imagem retirada do blog Preleção, de Eduardo Cecconi)

Entretanto, deve-se reconhecer que a equipe tinha seu valor. Jogadores consagrados até os dias de hoje formavam o time, como Facchetti, Mazzola, "Luisito" Suárez e até o brasileiro Jair da Costa. Com bons jogadores e um esquema tático visando o resultado, a Inter do técnico Helenio Herrera tournou-se bi-campeã européia de clubes campeões, vencendo ninguém menos que o Real Madrid de Puskas e Di Stefano e o Benfica de Eusébio. Com o sucesso, a equipe ajudou a formar o estilo da seleção italiana campeã européia de 1968, além da vice-campeã mundial em 70.


Com vocês, a Inter de Milão bi-campeã européia!


 

JOGO COMPLETO:
Internazionale x Real Madrid - Copa dos Campeões da Europa 1964 (Final)

Nenhum comentário: