sábado, 28 de agosto de 2010

Futebol de botão - Clássicos: Seleção de Todos os Tempos

Salve, salve!

De volta com o torneio de criações da comunidade do orkut Futebol de Botão. Após a média 9,0 na rodada anterior, seguimos em frente para a última criação. E nada mais justo para fechar com chave de ouro um torneio sobre times históricos que uma Seleção dos Sonhos. Quem em sã consciência há de negar que um dia já imaginou seus jogadores prediletos atuando juntos no mesmo gramado e executando aquela jogada que nunca ningém fez? Bem...talvez Pelé ou Maradona... Enfim, esta brincadeira de criança é o tema final deste fantástico torneio, que demonstrou altíssima qualidade dos competidores. Desde já, todos estão de parabéns, por mais que só haja um vencedor.

Com certa freqüência, este sonho de criança tornou-se realidade em ocasiões como datas festivas, homenagens e até mesmo partidas beneficentes (baixar registro completo aqui). A primeira que se tem notícia é a partida de comemoração ao centenário da Federação Inglesa de Futebol (FA) no ano de 1963. Neste jogo, desfilaram craques considerados como alguns dos maiores de todos os tempos, como Puskas, Di Stefano, Moore, Yashin, Djalma Santos (o único brasileiro), isto só para citar alguns.
 

Depois deste, muitos outros se seguiram: aniversário dos 10 anos do 1º título do Brasil, homenagem de despedida a Garrincha e, ultimamente, partidas humanitárias de ajuda à UNICEF. E estes são os "oficiais" da FIFA, sem contar os outros como despedida de Zico, os 50 anos de Pelé, e até mesmo as famosas partidas de confraternização de fim-de-ano.

Eu, humildemente, e como todo fã apaixonado por futebol, tenho os meus escolhidos. Escolha esta feita com base em vídeos, registros jornalísticos (jornais e revistas) e, principalmente, opiniões de quem vivencia o futebol desde aquela época. Sendo assim, procurando ser criterioso para tentar distinguir a maneira de se jogar em épocas diferentes, mas também não sendo imune a escolhas mais tendenciosas, eis a minha Seleção.


E então, gostaram das minhas escolhas? Mande um comentário e dê sua opinião!

JOGO COMPLETO:
Inglaterra x Resto do Mundo - Centenário da Associação de Futebol da Inglaterra, 1963.

Nenhum comentário: