sábado, 28 de agosto de 2010

Futebol de botão - Clássicos: Seleção de Todos os Tempos

Salve, salve!

De volta com o torneio de criações da comunidade do orkut Futebol de Botão. Após a média 9,0 na rodada anterior, seguimos em frente para a última criação. E nada mais justo para fechar com chave de ouro um torneio sobre times históricos que uma Seleção dos Sonhos. Quem em sã consciência há de negar que um dia já imaginou seus jogadores prediletos atuando juntos no mesmo gramado e executando aquela jogada que nunca ningém fez? Bem...talvez Pelé ou Maradona... Enfim, esta brincadeira de criança é o tema final deste fantástico torneio, que demonstrou altíssima qualidade dos competidores. Desde já, todos estão de parabéns, por mais que só haja um vencedor.

Com certa freqüência, este sonho de criança tornou-se realidade em ocasiões como datas festivas, homenagens e até mesmo partidas beneficentes (baixar registro completo aqui). A primeira que se tem notícia é a partida de comemoração ao centenário da Federação Inglesa de Futebol (FA) no ano de 1963. Neste jogo, desfilaram craques considerados como alguns dos maiores de todos os tempos, como Puskas, Di Stefano, Moore, Yashin, Djalma Santos (o único brasileiro), isto só para citar alguns.
 

Depois deste, muitos outros se seguiram: aniversário dos 10 anos do 1º título do Brasil, homenagem de despedida a Garrincha e, ultimamente, partidas humanitárias de ajuda à UNICEF. E estes são os "oficiais" da FIFA, sem contar os outros como despedida de Zico, os 50 anos de Pelé, e até mesmo as famosas partidas de confraternização de fim-de-ano.

Eu, humildemente, e como todo fã apaixonado por futebol, tenho os meus escolhidos. Escolha esta feita com base em vídeos, registros jornalísticos (jornais e revistas) e, principalmente, opiniões de quem vivencia o futebol desde aquela época. Sendo assim, procurando ser criterioso para tentar distinguir a maneira de se jogar em épocas diferentes, mas também não sendo imune a escolhas mais tendenciosas, eis a minha Seleção.


E então, gostaram das minhas escolhas? Mande um comentário e dê sua opinião!

JOGO COMPLETO:
Inglaterra x Resto do Mundo - Centenário da Associação de Futebol da Inglaterra, 1963.

sábado, 21 de agosto de 2010

Futebol de botão - Clássicos: Internazionale 64-65

Salve!

Vamos a mais uma publicação para o torneio da comunidade Futebol de Botão. Só para informar, a última criação (Vasco 2000) obteve média 8,5 dos jurados e agora ocupo a vice-lanterna rsrs. Mas nada de desânimo! O que importa é a diversão. E me diverti muito (como sempre) para criar as artes que trago hoje.

Trata-se da Inter de Milão das temporadas 64-65, que começou a implantar um estilo de jogar que é considerados por muitos como a "morte" do futebol: o catenaccio. Particularmente, como saudosista e apreciador do futebol-arte, não me identifico com este estilo de jogo, mas reconheço seu valor.

O catenaccio é um esquema de jogo defensivista que tinha como proposta a utilização de uma linha de zagueiros fixa e mais recuada e que visava apenas os contra-ataques (qualquer semelhança dunguesca não é mera coincidência...). Vejam como eles jogavam:

(imagem retirada do blog Preleção, de Eduardo Cecconi)

Entretanto, deve-se reconhecer que a equipe tinha seu valor. Jogadores consagrados até os dias de hoje formavam o time, como Facchetti, Mazzola, "Luisito" Suárez e até o brasileiro Jair da Costa. Com bons jogadores e um esquema tático visando o resultado, a Inter do técnico Helenio Herrera tournou-se bi-campeã européia de clubes campeões, vencendo ninguém menos que o Real Madrid de Puskas e Di Stefano e o Benfica de Eusébio. Com o sucesso, a equipe ajudou a formar o estilo da seleção italiana campeã européia de 1968, além da vice-campeã mundial em 70.


Com vocês, a Inter de Milão bi-campeã européia!


 

JOGO COMPLETO:
Internazionale x Real Madrid - Copa dos Campeões da Europa 1964 (Final)

sábado, 14 de agosto de 2010

Futebol de botão - Clássicos: Vasco 2000

Salve a todos!

De volta com mais um time histórico para o campeonato da comunidade Futebol de Botão. Depois da primeira rodada com a seleção de Portugal de 1966 (que obteve nota 9,0!), um novo sorteio me reservou outra equipe ligada à terra lusa. Desta vez, coube a mim a equipe do Vasco do ano 2000, campeão da Copa Mercosul, da Copa João Havelange e vice no mundial de clubes da FIFA.

Naquele ano, os vascaínos sorriram bastante e tinham mesmo motivos para isto. Uma bela equipe formada por grandes jogadores (Carlos Germano, Jorginho, Mauro Galvão, Ramón, Juninho) e dois craques: Edmundo e Romário.

Na final da Copa Mercosul, fizeram com o Palmeiras um dos jogos mais emocionantes da história do nosso futebol (segundo a revista Placar ed. 1341, só não foi melhor que a final do Brasileiro de 1980 entre Flamengo e Atlético-MG). Na final do Mundial de Clubes da FIFA, perderam para o Corinthians nos pênaltis.


Com vocês, o Vasco da virada do século!



JOGOS COMPLETOS:
1) Palmeiras x Vasco - Copa Mercosul (Final)

2) Vasco x Manchester United - Mundial de Clubes da FIFA (1ª fase)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Futebol de botão - Clássicos: Portugal 1966

Salve a todos!

Bem, como eu tinha dito na publicação anterior, estou participando de um concurso numa comunidade do orkut (Futebol de Botão) com o tema "Times Históricos". Na primeira rodada, foram sorteadas as seleções mais votadas e calhou para mim a Seleção Portuguesa de 1966. Particularmente, gostei muito, pois dos times participantes, esta era das poucas artes que eu ainda não havia feito (mas já estava na lista).

Naquela Copa, Portugal caiu no grupo do Brasil, juntamente com Hungria e Bulgária, e se classificou em primeiro lugar com 3 vitórias incontestáveis! Liderados pelo moçambicano Eusébio, o "Pantera Negra", os magriços de Portugal mostraram naquela Copa um pouco do que o lisboeta Benfica já vinha apresentando nos gramados europeus (até então, haviam sido bi-campeões europeus em 1961 e 1962, vencendo nada menos que o Barcelona de Kubala, Kocsis, Suárez e Czibor, e o Real Madrid de Del Sol, Di Stéfano, Puskas e Gento). Nas quartas-de-final, superaram os surpreendentes norte-coreanos numa virada espetacular por 5 a 3, mas caíram diante dos futuros campeões ingleses nas semi-finais. Ainda assim, não deixam de ser uma das mais lembradas seleções de todos os tempos.


Com vocês, a equipe comandada pelo Brasileiro Otto Glória, com Eusébio, Coluna, Torres e cia!


JOGO COMPLETO:
Brasil x Portugal - Copa do Mundo 1966 (1ª fase):
 (links extraídos do site O Campo dos Sonhos)